quinta-feira, 10 de novembro de 2011

As 15 coisas que você deveria fazer antes de engravidar

Antes do bebê chegar é preciso se preocupar com algumas coisas, aqui está um check-list das coisas importantes de serem realizadas antes de engravidar:

1. Marcar uma consulta com o ginecologista 

Não é preciso viver no consultório do médico para ser saudável, porém, antes de engravidar é indispensável que a mulher tome alguns cuidados. Se consultar com uma ginecologista e contar que se tem planos de engravidar é de extrema importância. A ginecologista vai, provavelmente, pedir alguns exames para ver se você está em condições físicas de engravidar sem riscos (ecografia, hemograma, verificação pressão arterial).
É necessário saber que medicações você está tomando também, pois algumas são podem ser perigosas para o bebê e precisam ser suspensas.
É sempre bom também discutir a dieta, o peso, e eliminar alguns hábitos pouco saudáveis como beber, fumar, utilizar drogas, etc. É necessário também verificar se você não está precisando de algumas vitaminas extra ou alguma vacina que você tenha deixado de tomar.


2. Ingerir ácido fólico

A ingestão de ácido fólico é crucial para prevenir possíveis defeitos de fechamento do tubo neural. Tomando diariamente 400 mcg de ácido fólico um mês antes de engravidar  diminui a probabilidade ter um bebê com este tipo de defeitos em 50 a 70 por cento além de ajudar a prevenir outras doenças congênitas.
É importante também não exagerar nas vitaminas, especialmente a vitamina A, que se ingerida em excesso pode provocar alguns defeitos no feto.

3. Parar de beber, fumar e utilizar drogas

Há inúmeros estudos  que comprovam que fumar pode provocar aborto espontâneo, nascimento prematuro e pode prejudicar o desenvolvimento do bebê. Além de tudo isso, fumar diminui a fertilidade na mulher!
Por outro lado,  a ingestão de álcool na gravidez pode causar defeitos congénitos, então é melhor cortar estes hábitos antes de engravidar.

4. Trocar as besteiras na sua geladeira por comida saudável

Manter uma dieta saudável antes da gravidez vai garantir que o seu organismo tenha a necessária quantidade de nutrientes e vitaminas para uma gravidez saudável, então quanto antes começar a mudar a sua dieta, melhor!
O ideal é ingerir duas xícaras de fruta, duas e meia de vegetais por dia, além de alimentos ricos em cálcio e variados tipos de proteínas.

5. Consumir menos café

Não ainda um consenso sobre qual é a quantidade de café que uma mulher grávida pode ingerir com segurança, porém a maioria dos médicos concorda em que uma mulher que está tentando conceber deve evitar o consumo exagerado de café. Há alguns estudos demonstrando que consumir grandes quantidades de café diminui a fertilidade.

6. Regular seu peso

Tanto o sobrepeso quanto o peso baixo afetam a fertilidade da mulher de forma negativa. Manter um peso estável e dentro dos valores aconselhados para a sua altura e tipo físico, então, facilitará a concepção. É importante que o controle de peso se faça de forma saudável, pois isto evitará o ganho excessivo de peso durante a gravidez o que pode acarretar pressão arterial alta ou diabetes gestacional.


7. Ter cuidado com o peixe!

Se você costuma comer muito peixe, talvez seja preciso consultar um nutricionista para lhe indicar quais tipos de peixe são mais adequados para você, pois, apesar do peixe é uma excelente fonte de omega-3 (que é muito importante para o desenvolvimento dos olhos e cérebro do bebê) além de ser fonte de vitamina D e outros nutrientes importantes, é também uma fonte de mercúrio que é um mineral que deve ser evitado na gravidez por ser prejudicial ao desenvolvimento do feto.

8. Criar uma rotina de exercícios físicos

Faça um programa de exercícios físicos e siga-o! Malhar ajuda a liberar o estresse e a aumentar a flexibilidade. Inclua pelo menos 30 minutos de exercícios moderados como caminhada, bicicleta e séries de levantamento de peso para fortalecer os músculos. Isto a ajudará a se preparar para o momento do parto além de ajudar a manter a saúde durante toda a gravidez.

9. Visitar seu dentista

As mudanças hormonais da gravidez podem deixar os dentes e gengivas mais sensíveis. Porém ao cuidar da saúde bucal antes da gravidez se diminuem as probabilidades de ter problemas durante a mesma. Por isso, visite seu dentista e faça um check-up e limpeza para evitar complicações posteriores.

10. Conhecer o histórico familiar de doenças

Investigue o seu histórico médico e o do doador o máximo que puder. Verifique se há casos de síndrome de down, anemia falciforme, fibrose cística, doença Tay-Sachs ou problemas de coagulação do sangue. Além disso é bom verificar se há casos de retardo mental, atrasos de desenvolvimento ou defeitos congénitos.
É sempre bom avisar o médico que acompanhará a gravidez da possibilidade de ocorrência deste tipo de anormalidades para determinar se será preciso realizar testes de diagnóstico pré-natal especiais.

11. Considerar a sua saúde mental

As mulheres que sofrem de depressão têm duas vezes mais problemas de fertilidade e tem maiores probabilidades de desenvolver depressão pós-parto. Toda mulher que deseje engravidar, mas especialmente aquelas que já têm um histórico familiar ou pessoal anterior de problemas de depressão deveriam fazer um check-up da sua saúde mental antes de engravidar, e, se for necessário, se submeter a terapia cognitivo-comportamental ou medicação antes dentar uma gravidez.

12. Evitar infecções

Eliminar qualquer tipo de infecção que possa prejudicar a saúde do feto é indispensável antes da gravidez.
Evite comidas não pasteurizadas, peixe cru e carnes cruas no geral. Não mexa no seu jardim sem luvas e se certifique de que as comidas na sua geladeira são mantidas a menos de 4ºC de temperatura. As comidas congeladas devem ser mantidas abaixo de 0ºC para evitar o risco de contrair infecções bacterianas que podem causar aborto espontâneo ou prejudicar o feto.
Se puder, tome vacina contra a gripe para evitar que você contraia a doença na gravidez.

13. Considerar os gastos

Antes de ter um filho calcule se será capaz de sustentá-lo. Vamos ser honestas, ter um filho é caro. Vestimenta, alimentação, educação e cuidados de saúde hoje no Brasil têm um custo alto o suficiente para ter que pensar duas vezes antes de ter um realmente um filho.
Se você tiver possibilidades econômicas, considere fazer um plano de saúde antes de engravidar para ter certeza de que você e seu filho terão o melhor atendimento médico possível se for necessário durante a gravidez e depois do parto.

14. Pensar em todas as possibilidades

Ter um filho é um compromisso para toda a vida, antes de engravidar pense muito bem se está pronta para assumir esta responsabilidade. Algumas perguntas são muito válidas de serem feitas antes de se pensar em ter um bebê:
  • Como vai fazer para tomar conta do bebê, trabalhar e cuidar da família, da sua parceira e da casa ao mesmo tempo?
  • E se seu filho não for perfeito? Está preparada para cuidar de uma criança com necessidades especiais? Muitas pessoas não param para pensar nesta possiblidade, mas esta é uma realidade que precisa ser encarada.
  • Você tem certeza de que a sua companheira está pronta para se comprometer a ser mãe tanto quanto você?
15. Descubrir quando você ovula

Para a mulher que está planejando uma gravidez é indispensável descobrir quando irá ovular. Existem vários métodos para calcular o dia da ovulação, utilize um (ou mais) deles para saber os melhores dias para tentar ficar grávida.


3 comentários:

  1. Eu sou estudante de Nutrição,adorei esse post sobre o que temos que fazer antes de engravidar,principalmente a orientação de ingerir ácido fólico,super importante e a grande maioria das gestantes quando recebem essa orientação dos seus ginecologistas,já passou a época crítica do fechamento do tubo neural e se não houve o fechamento,nada se pode fazer até que o bebê nasça!!
    Beijos,
    Mylla

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo comment ^.^ Eu particularmente não sabia que a ingestão de ácido fólico era improtante na gravidez, vim saber nesse levantamento que estou fazendo antes de engravidar. Só agora estou percebendo a quantidade de coisas nas quais a gente deveria prestar atenção antes de tentar ter um filho, é uma responsabilidade muito grande e dá um pouco de trabalho, mas eu estou adorando ficar mais por dentro de tudo :-)

    ResponderExcluir
  3. Faltou dizer: Começar a pagar o INSS para ter direito a licença maternidade

    ResponderExcluir